Ver o conteúdo principal

Mensagem do Diretor

Topo Quem Somos

Mensagem do Diretor

Mensagem do Diretor image

Mensagem do Diretor

Data with Purpose

A 30 de novembro de 1989, quando foi publicado o Decreto-Lei nº 417 que criava formalmente o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI), houve a capacidade de, há mais de três décadas e com uma visão estratégica absolutamente visionária, antecipar a relevância que a estatística, a gestão de informação e a ciência dos dados viriam a ter hoje, onde são a coluna vertebral da sociedade em que vivemos e alicerces de uma nova economia digital, descarbonizada e sustentável.

Esta capacidade de antecipação levou a NOVA IMS a uma posição de liderança na área da gestão de informação e ciências dos dados no contexto nacional e de referência à escala global nos seus três pilares de intervenção - investigação, ensino e criação de valor. Posicionamento este, a todos os títulos excecional, que tem vindo a consolidar e é motivo de orgulho para toda a sua comunidade – docentes, alunos e colaboradores - bem como para a Associação para o Desenvolvimento da NOVA IMS que, ao longo de mais de 30 anos, tem vindo a apoiar a sua atividade.

Hoje a NOVA IMS acolhe mais de 3 000 alunos, onde 25% são internacionais e provenientes de 83 países diferentes, e tem uma oferta de ensino que inclui 3 licenciaturas, 24 pós-graduações, 9 programas de mestrado e 1 doutoramento (com destaque para as novas ofertas, como sejam a licenciatura em Ciência dos Dados e de mestrado em Data-Driven Marketing).

No entanto, este desempenho notável e a crescente procura de competências na nossas áreas de intervenção, não podem ser dissociados do contexto de profunda disrupção em que vivemos atualmente, com particular impacto no sector em que atuamos. A COVID-19 de que saímos e a guerra na europa que se lhe seguiu, a que se junta uma crescente concorrência, nacional e internacional, impõem a necessidade de, mais uma vez, anteciparmos o futuro e proactivamente nos posicionarmos na liderança do nosso espaço de intervenção numa perspetiva multidimensional capaz de responder aos desafios e oportunidades que enfrentamos.

É neste contexto que estabeleço como lema do mandato que hoje se inicia “Data with Purpose”, com a ambição de, estabelecendo propósitos claros e inspiradores para os diferentes domínios de intervenção da NOVA IMS, promover a sua materialização em ações concretas que nos desafiem a, mais uma vez, sermos protagonistas da construção do futuro hoje, nunca perdendo de vista o propósito de ter impacto na sociedade e dar um contributo efetivo e transversal para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Numa abordagem integrada e holística, estabeleço como ambição e propósito pensarmos a nossa escola numa lógica de Smart Sustainable Campus. Um espaço que utiliza a transformação digital e adota práticas sustentáveis para uma melhor aprendizagem e experiência dos alunos, para melhorar a eficiência e qualidade de serviço e operações, bem como para incentivar uma cultura de investigação e inovação capaz de criar valor para a sua comunidade e para a sociedade. Um ambiente inteligente que permite uma experiência fácil e transparente, em permanente modernização e ajustamento das suas práticas para responder às necessidades de seus stakeholders, tirando partido das tecnologias de última geração disponíveis e das crescentes capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise de dados. Uma escola onde os processos de planeamento e tomada de decisão empregam insights baseados em gestão de informação, ciência dos dados e inteligência artificial para melhorar o bem-estar da comunidade, otimizar as operações e a eficiência da utilização de recursos, assegurando a sua sustentabilidade.

Uma jornada que se inicia hoje e na qual conto com toda a comunidade NOVA IMS para, em conjunto, encontrarmos um propósito comum – criar valor com dados com o propósito de ter um impacto positivo na sociedade, nas organizações e no quotidiano de cada um nós.