Ver o conteúdo principal

COVID-19

Herocovid

Regressar ao Campus de Campolide | Covid – 19

A nossa comunidade é o nosso bem mais importante. É através dela que crescemos, trabalhamos e aprendemos desafiando-nos todos os dias.  

O contexto vivido nestes últimos meses obrigou-nos a uma distância física mas que também, por sua vez, nos ajudou a crescer e a experienciar um futuro que, se de alguma forma se apresentava incerto, já nos dá alguma margem para o imaginar.

Assim, e neste novo contexto que vivemos e porque a sua segurança é a nossa prioridade queremos trabalhar consigo para manter a vida no campus o mais fluída possível.

Plano de Contingência e Regulamento da NOVA IMS

O cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde pública e o cumprimento do Plano de Contingência pede-nos um compromisso de responsabilidade. Consulte aqui o Plano de Contingência da NOVA IMS assim como o Regulamento da NOVA IMS em contexto de pandemia.

Contactos

Qualquer pessoa que esteja nas instalações da NOVA IMS e apresente critérios compatíveis com a definição de caso suspeito de doença por COVID‐19 – ou que identifique alguém nestas circunstâncias – deverá contactar-nos por e-mail: covid19@novaims.unl.pt ou através de um dos pontos focais da NOVA IMS definidos para esse efeito:

  • Pedro Bernardino – Administrador Executivo (963900820)
  • Sara Ribeiro – Gabinete de Apoio ao Aluno (928099528)
  • Filipe Palma – Colégio Almada Negreiros (969415164)

NOVA IMS distinguida com selo Covid Out

A NOVA IMS foi auditada pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, uma instituição reconhecida internacionalmente, e em resultado desta avaliação foi atribuído à NOVA IMS o selo “COVID OUT".

Dashboard Cotec-NOVA IMS

Numa parceria inovadora, a NOVA IMS e a COTEC desenvolveram o COVID-19 Insights. Este dashboard, com atualização diária, permite seguir a situação nacional e internacional da pandemia.

Mais informaçoes úteis

Conheça os contactos das Unidades de Saúde Pública competentes nas respetivas áreas, clicando aqui.

Plano de Contigência da NOVA

Clique aqui para ver o Plano de Contigência da NOVA.

Plano de Contigência da NOVA IMS

Clique aqui para ver o Plano de Contigência da NOVA IMS.

Dashboard COTEC - NOVA IMS

Numa parceria inovadora, a NOVA IMS e a COTEC desenvolveram o COVID-19 Insights. Este dashboard, com atualização diária, permite seguir a situação nacional e internacional da pandemia.

A COTEC acaba de lançar um novo Dashboard, COVID-19 Insights, com indicadores de natureza prospetiva de apoio à decisão da comunidade empresarial, comunidade académica e público em geral. Este projeto resultou de uma parceria entre a COTEC Portugal e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa.

O projeto integra múltiplas variáveis representativas de diferentes aspetos económicos, sociais e epidemiológicos, as quais são analisadas a partir de métodos analíticos avançados.

O COVID-19 Insights fornece informação, atualizada diariamente – ou com frequência semanal, para alguns indicadores – sobre a situação internacional, a situação em Portugal, análise económica (brevemente disponível), índice de risco, mobilidade e modelos epidemiológicos. Todos os indicadores estão disponíveis tanto em valor absoluto, como relativizados pela população dos vários países.

Pode consultar o COVID-19 Insights aqui.

Selo "COVID OUT"

A NOVA IMS foi auditada pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, uma instituição reconhecida internacionalmente, e em resultado desta avaliação foi atribuído à NOVA IMS o selo “COVID OUT”.

Este é um reconhecimento que significa que todas as medidas necessárias foram tomadas para que estudantes, docentes, colaboradores e visitantes possam trabalhar e circular nas instalações em segurança.

Estamos muito orgulhosos por ser uma das primeiras instituições de Ensino superior a obter esta distinção e selo de confiança, garantia esta que nos permitirá avançar para um incrível ano académico 2020/2021.

Regulamento NOVA IMS em contexto de pandemia

Para consultar o regulamento, clique aqui.

FAQS COVID-19

  • O que é um Coronavírus?

    Os coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano e são bastante comuns em todo o mundo. A infeção pode originar sintomas ligeiros, sintomas inespecíficos como tosse, febre ou dificuldade respiratória transitória, ou apresentar-se como doença bem mais grave, pulmonar e sistémica.
    O COVID-19 é uma nova estirpe de coronavírus identificada na cidade de Wuhan (China) em dezembro de 2019.
    O reconhecimento da doença pelo novo coronavírus (COVID-19) como Pandemia pela Organização Mundial de Saúde ocorreu em março de 2020.

    O período de incubação do COVID-19 é de 3 a 7 dias, terminando a infeção ao fim de duas semanas. Isto significa que se uma pessoa permanecer sem sintomas uma semana após contactar com alguém confirmadamente infetado por COVID-19, é pouco provável que tenha sido contagiada, sendo igualmente pouco provável que possa contagiar outros para além dos 14 dias.
    Após exposição a alguém infetado com COVID-19, podem surgir os seguintes sintomas:

    • Perda de olfato ou de paladar;
    • Febre e queixas de mal-estar geral;
    • Tosse;
    • Dificuldade Respiratória.

    De forma geral, estas infeções podem causar sintomas mais graves em pessoas com sistemas imunitários mais fragilizados, pessoas idosas, e pessoas com doenças crónicas como diabetes, HTA, cancro e doenças respiratórias.

  • Como se transmite o COVID-19?

    Pelo que é conhecido de outros coronavírus, a transmissão do COVID-19 é mais provável quando existe contato próximo (num raio de 2 metros) com uma pessoa infetada. O risco de transmissão aumenta quando maior for o tempo de contato com uma pessoa infetada.
    As gotículas produzidas quando uma pessoa infetada tosse ou espirra (secreções respiratórias que contêm o vírus) são a via de transmissão mais importante.
    Existem duas formas através das quais uma pessoa pode ficar infetada:

    • As secreções podem ser diretamente expelidas para a boca ou nariz das pessoas em redor (num raio de 2 metros) ou
      podem ser inaladas para os pulmões;
    • Uma pessoa também pode ficar infetada ao tocar em superfícies ou objetos que possam ter sido contaminados com
      secreções respiratórias e depois tocar na sua própria boca, nariz ou olhos.
  • Como se previne a transmissão da infeção?

    Já existem diversas vacinas contra o COVID-19. No entanto, dado o acesso limitado e faseado à vacinação, até ao momento, a sua administração em Portugal decorre de acordo com prioridades definidas no plano de vacinação. A melhor maneira de prevenir a infeção é evitar a exposição ao vírus.

    Existem princípios gerais que qualquer pessoa pode seguir para prevenir a transmissão de vírus respiratórios:

    As pessoas que sintam sintomas sugestivos de COVID-19 devem permanecer em casa e não se deslocar para o seu local de trabalho ou de estudo e contactar de imediato a Linha SNS24: 808 24 24 24:

    • Lavar as mãos com frequência– com sabão e água, ou esfregar as mãos com gel alcoólico se não for possível lavar as mãos.
      A lavagem deve ser por um mínimo de 20 segundos;
    • Manter uma distância segura de qualquer pessoa;
    • Usar obrigatoriamente máscara no interior dos edifícios e, no exterior, sempre que o distanciamento físico não for possível;
    • Tossir e espirrar para a prega do cotovelo, ou para um lenço de papel que deverá ser deitado fora. Não se deve tossir nem
      espirrar para o ar ou para as mãos;
    • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos;
    • Limpar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies de utilização comum.

    As pessoas que sintam sintomas sugestivos de COVID-19 devem permanecer em casa e não se deslocar para o seu local de trabalho ou de estudo e contactar de imediato a Linha SNS24: 808 24 24 24:

    • Ao mesmo tempo contatar o Ponto Focal da NOVA IMS. Não devem deslocar-se diretamente para nenhum
      estabelecimento de saúde;
    • Consultar regularmente informação em www.dgs.pt.

    Realização de Viagens
    As limitações ou condições de realização de viagens, nacionais ou internacionais, encontra-se em constante actualização, pelo que se sugere a consulta de informação vigente em cada data que seja relevante para o efeito.

  • O que fazer se um(a) estudante ou colaborador(a) tiver sintomas sugestivos de COVID 19 e se encontrar no Campus de Campolide?

    Todos os estudantes e colaboradores devem reportar ao ponto focal o seu estado de saúde se tiverem sintomas sugestivos de COVID-19 ou se tiverem tido contacto com um caso positivo confirmado.

    Qualquer estudante ou colaborador com critérios compatíveis com a definição de caso suspeito de doença por COVID-19 deverá informar imediatamente o Ponto Focal. Se o estudante ou colaborador se encontrar no Campus de Campolide, deverão ser seguidos os seguintes passos:

    • A pessoa será encaminhada para a sala de isolamento, que é a sala 118 no Colégio Almada Negreiros;
    • Contactar a Linha SNS24808 24 24 24 e explicar pormenorizadamente os sintomas e o histórico recente de viagens.
      Devem ser seguidas todas as orientações dadas;
    • O caso suspeito deve usar uma máscara cirúrgica, se a sua condição clínica o permitir.
    • Evitar tocar em pessoas, superfícies e objetos;
    • A sala ou gabinete designado para o afastamento social do caso suspeito deve ser ventilada e deve ser limpa e desinfetada
      depois da pessoa a ter abandonado;
    • Se o caso suspeito necessitar de utilizar instalações sanitárias, deverá usar uma casa de banho separada, se disponível.

Contactos

Qualquer pessoa que esteja nas instalações da NOVA IMS e apresente critérios compatíveis com a definição de caso suspeito de doença por COVID‐19 – ou que identifique alguém nestas circunstâncias – deverá contatar um dos pontos focais da NOVA IMS definidos para esse efeito:

  • Pedro Bernardino – Administrador Executivo (963900820)
  • Sara Ribeiro – Gabinete de Apoio ao Aluno (928099528)
  • Filipe Palma – Colégio Almada Negreiros (969415164)